Última Hora
Pub

Edição histórica de “Os Lusíadas” apresentada na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Uma edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, do século XVII, é apresentada ao público na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) no dia 08 de outubro, após conclusão do trabalho de recuperação no âmbito da campanha SOS Livro Antigo.

Publicado em Madrid em 1639, o livro inclui “extensos comentários de Manuel de Faria e Sousa à epopeia camoniana”, destacou a Liga de Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (LIBUC), que contribuiu para o restauro.

As exaustivas anotações do historiador, crítico, filósofo e escritor português Manuel de Faria e Sousa (1590-1649) - um dos grandes divulgadores da obra camoniana - “tornaram a obra uma referência para sucessivas gerações de estudiosos de Camões”, referiu a LIBUC.

O referido exemplar integra o acervo da BGUC e foi recuperada através da campanha SOS Livro Antigo, promovida pela BGUC para recolher apoios que permitam o restauro de documentos raros e preciosos.

A apresentação da edição histórica de “Os Lusíadas” acontece a partir das 18:00 do dia 08 de outubro, na Sala de São Pedro da BGUC, no âmbito do ciclo de palestras “Tesouros da Biblioteca Geral”.

Na sessão participam o presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, José Bernardes, o diretor da BGUC, Manuel Portela, e a atual e anterior presidentes da LIBUC, Maria José Bandeira e Maria José Azevedo Santos, respetivamente.

Segundo a LIBUC, o momento servirá para dar a conhecer “a importância histórica e bibliográfica deste exemplar”, mas também, “refletir sobre a preservação do património bibliográfico e o papel que o mecenato e a participação cívica podem desempenhar na sua salvaguarda”.

Nesse contexto, será abordado o trabalho desenvolvido pela Oficina de Conservação e Restauro da BGUC, “um serviço essencial numa biblioteca detentora de acervos de elevado valor patrimonial” e que tem de garantir a integridade de “diferentes materiais e elementos das obras, do papel e pergaminho às encadernações e capas”.

Setembro 24, 2026 . 10:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right