Última Hora
Pub

Capitania do Funchal prolonga avisos

A capitania do porto do Funchal prolongou hoje os avisos de vento e agitação marítima fortes, até às 06:00 de segunda-feira, reforçando as recomendações de precaução.

Tendo por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a capitania indica que o vento soprará de sul/sudoeste “fresco a muito fresco (31-50 km/h), aumentando para muito fresco a forte (40-61 km/h) durante a manhã, por vezes muito forte durante a tarde, diminuindo para fresco a muito fresco no final do dia”.

A visibilidade será “moderada a fraca” e a ondulação pode atingir um máximo de 4,5 metros na costa sul e de 3,5 metros no norte da ilha, refere a capitania.

Devido à situação meteorológica prevista, com a passagem da depressão Bruna, a autoridade regional insiste nas recomendações a “toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

A amarração das embarcações deve ser reforçada, os passeios junto ao mar e em zonas expostas devem ser evitados, assim como a prática da pesca lúdica, alerta a capitania.

De acordo com o último balanço realizado pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), foram registada 111 ocorrências devido à passagem da depressão Bruna, entre as 08:00 e as 23:00 de sábado, relacionadas sobretudo com quedas de árvores e inundações.

A inundação de uma habitação, no concelho de Santa Cruz, desalojou um agregado familiar de cinco pessoas, que foi acolhido em casa de familiares e está a ser acompanhado pelos serviços municipais.

O movimento no Aeroporto Internacional da Madeira também tem estado condicionado devido às condições meteorológicas adversas.

O IPMA emitiu avisos laranja devido à precipitação e ao vento, ao final do dia de sábado, mas neste momento só estão em vigor avisos amarelo.

Novembro 8, 2026 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right