
Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego assinala 66.º aniversário
O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) comemorou hoje o seu 66.º aniversário numa cerimónia militar realizada em Lamego, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.
As celebrações coincidiram com o Dia da Arma de Infantaria, assinalado a 14 de agosto, data que marca o aniversário da Batalha de Aljubarrota, ocorrida em 1385, e que desde 2013 é celebrada rotativamente numa das Unidades de Infantaria do Exército.
O programa da cerimónia incluiu momentos simbólicos relevantes, nomeadamente a entrega dos prémios da Patrulha D. Nuno Álvares Pereira e a imposição das insígnias e das boinas de Operações Especiais aos militares que concluíram os cursos do primeiro semestre. Estes atos, refere o Exército, "simbolizam o culminar de um percurso exigente, caracterizado por superação, resistência, rigor e compromisso com a missão".
Após a cerimónia militar, o Ministro da Defesa Nacional assinou o Livro de Honra do CTOE, marcando a sua presença neste dia de grande significado para as Operações Especiais e para a Infantaria Portuguesa.
As comemorações terminaram na Igreja de Santa Cruz com a Missa da Bênção das Boinas, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis.
"Com 66 anos de história, exigência e serviço, o CTOE continua a afirmar-se como referência na formação e preparação de militares de Operações Especiais, honrando Lamego, o Exército e Portugal", conclui.








