Última Hora
Pub Dv Encruzarte 20260727
Pub Dv Projetosaprovados 20260720
Pub

Mau tempo provoca 370 ocorrências em Lamego

Equipas da Proteção Civil foram mobilizadas para deslizamentos de terras, quedas de muros e árvores, inundações e danos em vias públicas

Desde 27 de janeiro, o Município de Lamego registou 370 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas, marcadas pela passagem de sete depressões.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) mobilizou equipas e meios para garantir uma resposta rápida e contínua junto da população.

Segundo a autarquia lamecense, foram acompanhadas todas as situações sinalizadas, assegurando o seguimento das ocorrências e a presença permanente no terreno.

Entre os incidentes registados destacam-se deslizamentos de terras, quedas de muros e árvores, inundações e danos em vias públicas. A resposta envolveu coordenação estreita com as juntas de freguesia, forças de segurança, bombeiros e outros parceiros institucionais.

Neste momento, garante a Câmara de Lamego, “a situação apresenta-se atualmente estável, mantendo-se os trabalhos de monitorização, limpeza e reparação nas próximas semanas”.

Na lista das ocorrências, destaque para uma derrocada no Bairro da Ponte, que provocou a destruição de casas devolutas. De recordar que a circulação na rua chegou a estar interdita para trabalhos de remoção de entulho, desobstrução da via e avaliação das condições de segurança.

Outro ponto crítico da passagem das várias depressões foi a A24, entre os nós de Valdigem e Lamego, que ficou cortada devido a uma derrocada. Em curso estiveram trabalhos de remoção de material instável. Após avaliação técnica, a autoestrada foi reaberta parcialmente, com uma via em regime de basculamento, permitindo tráfego bidirecional na faixa oposta.

A circulação ficou condicionada, com medidas de segurança ativas, tendo em vista a monitorização do talude. Além destas, outra ocorrência relevante ocorreu na Quelha de Montepio, onde a circulação foi interrompida temporariamente devido ao perigo de derrocada de uma habitação.

O Município de Lamego mantém-se presente no terreno, acompanhando a evolução das ocorrências.

Fevereiro 23, 2026 . 15:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right