
Fernando Ruas avança com recandidatura à Câmara de Viseu
Será “o último mandato” de Fernando Ruas à frente da Câmara de Viseu, caso seja eleito nas próximas eleições autárquicas.
O autarca, que regressou ao município há quatro anos, confirmou hoje aos jornalistas que aceitou o convite do Partido Social Democrata (PSD) para continuar a “comandar” os destinos da cidade de Viseu. “Não apresentei a minha disponibilidade. Habituei-me sempre a ser solicitado. O partido, eu tenho essa sorte, sempre me considerou um autarca e, portanto, sempre me convidou para tudo o que era autarquias. Perguntou-me e obtidas as condições, eu respondi que sim”, disse Fernando Ruas.
O grande objetivo da recandidatura é “fechar um ciclo de investimentos”, entre eles o troço central da Avenida da Europa, o Centro de Artes e Espetáculos, o Museu do Vinho, as Unidades de Saúde, o Parque Empresarial de Lordosa, além do IP3 em perfil de autoestrada e a ligação ferroviária de Viseu à Linha da Beira Alta.
“As obras que a câmara vai liderar são, de longe, o maior investimento que alguma vez se fez”, sublinhou, acrescentando que “quem conhece Viseu há vários anos sabe perfeitamente a evolução que a cidade teve”.
Em maio, o presidente da Câmara de Viseu disse, em entrevista ao Diário de Viseu, que a sua recandidatura a um segundo e último mandato dependeria do avanço de compromissos com o Governo anterior como a requalificação do IP3 com perfil de autoestrada e a construção da nova barragem de Fagilde.
Legislativas feitas, “agora virá a Viseu a senhora ministra do Ambiente e o ministro das Finanças pela barragem e há de vir o ministro das Infraestruturas anunciar a ligação ferroviária de Viseu à linha da Beira Alta e a ligação da zona empresarial de Lordosa à A24”, adiantou.
Com obras “a bom ritmo” no IP3 e o projeto da barragem de Fagilde apresentado e assumido pelo Governo é agora oficial uma recandidatura à Câmara de Viseu. Se esta não fosse um cenário “sairia com o sentimento de dever cumprido”, mas a “sair daqui a quatro anos, saio com o projeto que tinha para Viseu”, concluiu.
Fernando Ruas, de 76 anos, regressou à presidência da Câmara de Viseu em 2021, depois de a ter liderado entre 1989 e 2013, ano em que se viu obrigado a sair devido à lei de limitação de mandatos.
Foi também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), de 2002 a 2013, e deputado no Parlamento Europeu entre 2014 e 2019.
Em 2021, o PSD conquistou 24.363 votos (46,68%) e cinco mandatos, enquanto o PS obteve 19.968 votos (38,26%) e quatro mandatos.







