Última Hora
Pub

China confirma primeiro diálogo com EUA sobre inteligência artificial

A China confirmou hoje que manteve com os Estados Unidos o primeiro diálogo sobre inteligência artificial (IA) no âmbito do mecanismo de consultas económicas e comerciais entre os dois países.

O porta-voz do ministério do Comércio chinês, He Yadong, afirmou, em conferência de imprensa, que as equipas económicas e comerciais dos dois países realizaram recentemente nos Estados Unidos a oitava ronda de consultas bilaterais.

Segundo He, as duas partes mantiveram uma troca de opiniões “franca, aprofundada e construtiva” sobre questões económicas e comerciais de interesse comum e alcançaram “vários consensos”, sob a orientação dos entendimentos alcançados pelos Presidentes dos dois países, Xi Jinping e Donald Trump.

O porta-voz acrescentou que, no âmbito do mesmo mecanismo de consultas, China e Estados Unidos mantiveram “o primeiro diálogo” sobre inteligência artificial, uma questão que tem ganhado peso na agenda bilateral devido à rivalidade tecnológica entre as duas potências e aos debates sobre a segurança dos modelos avançados.

He não forneceu, no entanto, detalhes sobre o conteúdo das conversações nem esclareceu se foram abordados mecanismos de notificação ou gestão de incidentes relacionados com a IA, uma possibilidade discutida em contactos anteriores entre as duas partes.

O responsável referia-se aos encontros mantidos nos últimos dias nos Estados Unidos entre o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng e o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

O ministério do Comércio também não esclareceu se o diálogo incluiu um acordo para prolongar até 10 de janeiro a trégua comercial alcançada no ano passado na cidade sul-coreana de Busan, anunciado na quarta-feira por Bessent, antes da reunião prevista para hoje entre Xi e Trump, em Washington.

A trégua, que deveria terminar em 10 de novembro, permitiu conter parte da escalada na guerra comercial e suspender algumas restrições impostas mutuamente em áreas como as terras raras e os produtos de alta tecnologia.

He limitou-se a afirmar que a China manterá uma “comunicação estreita” com os Estados Unidos nos trabalhos subsequentes do mecanismo de consultas económicas e comerciais.

Setembro 24, 2026 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right