
Jovem detido por causar fogo florestal com motorroçadora em Celorico da Beira
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR, na sexta-feira, por incêndio rural no concelho de Celorico da Beira, que terá sido provocado pelo uso de uma motorroçadora durante trabalhos em espaço florestal.
O suspeito foi detido por elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial da Guarda.
“Na sequência de um foco de incêndio, os elementos do SEPNA deslocaram-se de imediato ao local e […] foi possível apurar que o suspeito se encontrava a realizar trabalhos em espaço florestal com recurso a uma motorroçadora, tendo dado origem ao incêndio”, adiantou o Comando Territorial da GNR da Guarda em comunicado.
O fogo causado consumiu cerca de 1,5 hectares, ocupados “essencialmente por giestas e pasto”, acrescentou a GNR.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira.
“Os trabalhos agrícolas e florestais com recurso a máquinas devem respeitar as restrições em vigor durante o período de perigo de incêndio rural”, recordou a GNR.
As autoridades aconselham ainda os cidadãos a consultar “o nível de perigo de incêndio rural e a adotar todas as medidas de prevenção antes da realização destes trabalhos”.
Já qualquer foco de incêndio ou comportamento de risco deve ser comunicado de imediato através do 112.









