Última Hora
Inova26 Bannertopo Ate 3105
Pub

Falta de água faz soar os alarmes em vários municípios

Câmaras estão a suspender as regas dos jardins públicos, proibindo os munícipes de usarem a água da rede pública para lavagem de viaturas e enchimento de piscinas

Em Vila Nova de Paiva, a autarquia publicou na terça-feira um edital sobre o uso da água da rede de abastecimento público, apelando ao bom senso no consumo de água.

A autarquia paivense refere no mesmo que teve de tomar medidas "devido à situação de seca que se verifica no concelho de Vila Nova de Paiva e em todo o país, e de forma a garantir o abastecimento de água na rede pública para consumo humano".

Dessa forma, anunciou que estão suspensas as regas dos jardins públicos e lavagem de carros. A câmara proíbe ainda o uso de água da rede de abastecimento público para rega de jardins, quintais e outros; lavagem, de viaturas, varandas/terraços, obras e outros; e o enchimento de piscinas (fixas ou amovíveis).

No documento, assinado pelo presidente da autarquia, Paulo Marques, apela-se ainda a todos os consumidores "que façam um uso correto da água de consumo público", e que em caso de incumprimento, e nos termos do Regulamento Municipal e da legislação em vigor, "serão aplicadas sanções pecuniárias".

Também a Câmara Municipal de Lamego apelou a toda a população para que faça “um uso racional e consciente da água pública, tendo em consideração as elevadas temperaturas registadas nos últimos dias, que fizeram disparar o consumo de água da rede pública”.

Com a consequente situação de seca que se vive em todo o país, a autarquia apela aos cidadãos “para que evitem determinados comportamentos, tais como a rega de espaços verdes, lavagem de carros e lavagem de pavimentos com água tratada para consumo humano, bem como o enchimento de piscinas ou tanques”, no sentido de preservar “este recurso natural tão importan­te.

Por sua vez, em São Pedro do Sul, a autarquia solicitou aos munícipes para consumirem água de forma consciente, “de maneira a que todos possam usufruir deste bem essencial, evitando constrangimentos futuros no normal abastecimento de água”. A edilidade apela “ao consumo moderado de água e uso eficiente da mes­ma, sem desperdícios, consumindo unicamente o estritamente necessário”.

Preocupada com a possibilidade de seca severa, como aconteceu em 2023 em muitas zonas do país, fez ainda um pedido à população para reportar eventuais roturas/fugas na via pública, agradecendo a sua colaboração “na salvaguarda deste bem tão precioso e escasso que é para todos nós, essencial à vida de todos os seres vivos”.

No concelho de Nelas, encontram-se a decorrer em bom ritmo os trabalhos de empreitada da APR – Água para Reutilização, projeto que visa reutilizar águas residuais para fins industriais, mas também adaptado ao apoio à agricultura, reforço dos meios da Proteção Civil e rega de espaços verdes e públicos.

A água residual da ETAR Nelas III será tratada de forma controlada e adequada, em perfeitas condições de ser novamente usada para outros fins e usos necessários.

A obra, cujos trabalhos tiveram início no dia 16 de junho, tem um prazo de execução de 10 meses, estando o seu término previsto para o mês de abril de 2026.

“Este é um passo decisivo para a concretização de um projeto que representa um marco na gestão eficiente dos recursos hídricos, permitindo a reutilização controlada e segura de mais de 640 mil metros cúbicos de água tratada por ano”, enfatizou a Câmara Municipal de Nelas no seu site oficial.

Agosto 13, 2025 . 19:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right