
Museu de Lamego promove a relação com o Japão
Organizado pelo Museu de Lamego, o “MMP, EPE, o festival Japão. Torna-Viagem” propõe um calendário de atividades destinadas a um público diversificado, que vão decorrer entre hoje e o dia 13 de outubro.
Um evento que tem como objetivo de promover o conhecimento sobre as relações entre Portugal e o Japão, reforçando a ligação entre literatura, património e museologia, tendo a coleção de origem japonesa do Museu de Lamego no centro da iniciativa. Este evento insere-se no programa OSAKA em Portugal, promovido pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, no âmbito do Pavilhão de Portugal na EXPO Osaka 2025, cujo tema Oceano, Diálogo Azul – propõe a celebração e reflexão à volta da viagem, cooperação cultural, literatura e acesso à cultura.
Nele se incluem conversas com escritores, palestras, cursos de escrita criativa, concursos literários (contos e micronarrativas), workshops sobre temáticas japonesas, cinema, performances, cerimónia de chá, design e exposição temporária (em espaço interior e no exterior).
Com a curadoria de Alexandra Falcão (Museu de Lamego) e Raquel Ochoa (escritora e formadora), o evento conta com o apoio da AICEP – Comissariado do pavilhão português em OSAKA, e das parcerias com o Município de Lamego, Freguesia de Lamego-Almacave e Sé, Teatro Ribeiro Conceição, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Colégio de Lamego, Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, AD – Dance Company, a Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, a VaagoStudio, as Capuchinhas e os OCS, designadamente, a Antena 2 e DouroTV.







