Última Hora
Pavilectrica
Palaciodogelo
Pub

Mais de 276 mil libaneses e sírios fogem do Líbano para a Síria

A maioria das pessoas que estão a tentar refugiar-se na Síria são de acordo com a ONU, mulheres e crianças

Mais de 276 mil libaneses e sírios que viviam no Líbano foram obrigados a abandonar o país devido aos ataques de Israel e a fugir para a Síria, informou hoje o Conselho de Refugiados Norueguês (NRC).

Milhares de famílias estão atualmente a atravessar a fronteira para a Síria e a lutar para encontrar um lugar para viver e para responder às necessidades básicas dos seus filhos”, disse a diretora do NRC para o Médio Oriente e Norte de África, Angelita Caredda, num comunicado hoje divulgado pela organização de defesa dos direitos humanos.

Estamos a enfrentar uma terceira crise humanitária na região em menos de 12 meses”, acrescentou a responsável, referindo-se à situação atual na zona do Médio Oriente, onde Israel trava também, desde outubro de 2023, uma guerra na Faixa de Gaza contra o grupo islamita palestiniano Hamas.

Dada a situação dos milhares de pessoas procedentes do Líbano que estão a tentar refugiar-se na Síria, a maioria das quais são, de acordo com a ONU, mulheres e crianças, Angelita Caredda sublinhou que “esta é uma crise que faz parte de várias crises”.

Não podemos continuar a ver a situação no Médio Oriente como uma série de conflitos isolados e crises de refugiados”, defendeu.

Já no início deste mês, o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, tinha lançado, a partir da Síria, um apelo de emergência de quase 300 milhões de euros para ajudar 250 mil pessoas que fugiram dos ataques israelitas no Líbano.

O apelo visava apoiar “durante seis meses, todos aqueles que fogem para a Síria, bem como as famílias que acolhem muitos deles”, anunciou na altura o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

 

Outubro 17, 2024 . 14:25

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right