
Serviço de Urologia da ULS Viseu Dão Lafões já está a realizar cirurgia robótica
O Serviço de Urologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Viseu Dão Lafões realizou recentemente as primeiras cirurgias robóticas, tendo os procedimentos sido concluídos com sucesso.
Em comunicado, a ULS refere que as intervenções “trataram-se de duas prostatectomias radicais (remoção da próstata), envolvendo doentes oncológicos”.
Segundo a mesma fonte, “o auxílio do robô cirúrgico permitiu uma intervenção mais precisa, com maior agilidade técnica e menor impacto no corpo do doente”.
A introdução desta tecnologia representa, de acordo com a ULS, “mais uma etapa importante no crescimento e modernização do serviço”, reforçando também “a sua atratividade para a captação e fixação de novos urologistas”.
As cirurgias resultaram de um trabalho multidisciplinar que envolveu os serviços de Urologia, Anestesiologia, Bloco Operatório e uma equipa de Enfermagem dedicada.
A unidade de saúde sublinha ainda que a utilização do robô cirúrgico “permite, potencialmente, diminuir o tempo de internamento e de recuperação do doente”, possibilitando “um regresso mais rápido e com maior qualidade de vida à sua rotina diária”, além de contribuir para “reduzir a taxa de complicações e de infeções” e “aumentar a precisão do cirurgião”.
O equipamento utilizado, o HUGO™ RAS, é descrito como “uma plataforma modular multi-quadrante concebida para uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos”, combinando “instrumentos articulados, visualização 3D e ainda uma opção de gravação de vídeo cirúrgico”.
Segundo a ULS, o sistema, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontra-se em funcionamento no Hospital de São Teotónio e está “desenhado para cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia”.
“Ao investir em tecnologia avançada e formação especializada, a ULS Viseu Dão Lafões pretende garantir cuidados de saúde de última geração aos seus utentes, independentemente da sua localização”, conclui.








