
Bispo de Viseu alerta que “o mundo precisa de sinais de esperança e de luz”
O bispo de Viseu aproveitou a sua mensagem de Advento para deixar um alerta. “O mundo precisa de sinais de esperança e de luz, que nos fortaleçam dia após dia, e que sejam também concretização do serviço e ajuda ao próximo, não esquecendo a caridade fraterna para com os que mais precisam”, sublinha António Luciano, chamando a atenção para um tempo marcado pela “incerteza e por guerras, violência, desigualdades, materialismo e indiferença”, apelando à diocese que deixe “entrar no coração a luz divina de Cristo, que brilha continuamente como a Estrela de Belém”.
O bispo de Viseu assinala que “todas as comunidades”, ajudadas pela proposta diocesana de Advento, devem ser “guiadas pela oração, reflexão, reconciliação e pelo cuidado fraterno dos pobres e do amor ao próximo”, lembrando que o nascimento de Jesus, “o verdadeiro Salvador do mundo, acontece no meio da pobreza e da simplicidade”, elementos que “devem adornar o coração, de cada um, com alegria, entusiasmo e esperança”.
Segundo António Luciano, a proposta diocesana de Advento “deve envolver todos”, a partir da família, da catequese e de cada comunidade cristã, desafiando-os a serem “protagonistas da mudança”, a dinâmica pastoral de Viseu dá a conhecer a vida de Santos Carlo Acutis, Pier Giorgio Frassati e Gianna Beretta Molla, e beatos Rita Amada de Jesus, Alessandra Sabattini, e Chiara ‘Luce’ Badano.
Destaca também a campanha de solidariedade ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, promovida pela rede da Cáritas Portuguesa, e apela aos diocesanos que acendam “a vela da paz” no Natal.
António Luciano convida “cada um e cada uma a participar” nesta operação solidária da Cáritas, com o sentido de olharem “para os pobres, para os doentes, para os que estão sozinhos marginalizados.
O responsável diocesano pede também “a coragem de saber criar propostas de solidariedade” e partilha, de um modo particular, “ajudando as instituições que na proximidade cuidam dos Irmãos”, e observa que podem “não mudar o mundo”, mas, certamente, irão “mudar o mundo de alguém”.
Na Diocese de Viseu a campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz’ vai terminar com um gesto público, que volta a iluminar a escadaria da igreja dos Terceiros, no dia 20 de dezembro, às 18h00.








