Última Hora
Pub

Douro Streetart Festival embeleza freguesias de São João da Pesqueira

Até ao final do evento, que começou na terça-feira e termina amanhã, serão criados doze novos murais em diversas freguesias do concelho, criados por artistas de quatro países, Portugal, Espanha, Colômbia e Inglaterra, reforçando a dimensão internacional do festival

O Douro Streetart Festival está de regresso com a sua terceira edição, reafirmando São João da Pesqueira como um verdadeiro museu a céu aberto no coração do Douro Vinhateiro. Sob o tema “Douro, a arte de geração em geração”, o festival continua a unir cultura, território e comunidade através da arte urbana, celebrando o património, as tradições e a identidade duriense.

Até amanhã, doze novos murais irão nascer em diferentes freguesias do concelho, criados por artistas de quatro países — Espanha, Colômbia, Inglaterra e Portugal —, reforçando a dimensão internacional e colaborativa deste evento.

Estarão presentes vários artistas nesta III edição do Douro Streetart Festival, como Arisca, Chicadania, Francis.co, Pez, Rocket01, Twee Muizen, Asur, Esousa, MRKAS, Paulo Matias, Rafi e Yessiow. Cada um destes nomes traz uma assinatura própria e uma abordagem artística singular, contribuindo para um diálogo visual diversificado que espelha a riqueza cultural e criativa do Douro e do mundo.

Participam nesta edição três artistas espanhóis, um colombiano, um inglês, cinco artistas nacionais (dois locais), que, com estilos e técnicas distintas, darão novas cores e narrativas às paredes do concelho.

Entre os destaques da terceira edição surgem o work­shop intergeracional em Soutelo do Douro, com a colaboração do Radar Social, envolvendo a comunidade sénior de Nagoselo e Soutelo do Douro, a criação de novos murais distribuídos por várias localidades do concelho e live painting em pipas de vinho, na Ferradosa, juntando todos os artistas participantes num momento coletivo de celebração e partilha artística.

A grande novidade deste ano é a criação da rota “Arte & Vinho”, uma iniciativa que une arte urbana e enoturismo, envolvendo quintas do concelho dedicadas ao vinho e à cultura duriense. Esta rota permitirá aos visitantes descobrir murais e instalações artísticas integradas em paisagens vitivinícolas, proporcionando uma experiência sensorial única que combina a criatividade artística com o património vinícola do Douro.

Esta edição destaca ainda dois artistas — Pez (Barcelona) e Francis.co (Porto) — cuja originalidade e abordagem inovadora introduzem novos estilos e perspetivas, marcando um ponto de viragem na evolução artística do festival.

O Douro Streetart Festival é hoje uma referência nacional na arte urbana, valorizando o terri­tório duriense e aproximando gerações através da arte pública. Ao transformar muros, pipas e espaços comunitários em suportes de criação, o festival reforça a ligação entre arte, património e identidade, perpetuan­do a beleza e o espírito do Douro “de geração em geração”.

Com a introdução da Rota “Arte & Vinho”, São João da Pesqueira reforça o seu posicionamento internacional como destino de arte contemporânea em ambiente rural, projetando o concelho no mapa mundial da arte e do enoturismo sustentável. A organização é do Município de São João da Pesqueira, com o apoio de parceiros locais, associações culturais e da comunidade duriense.

Outubro 16, 2025 . 16:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right