Última Hora
Pub

SNS regista redução nos dias de encerramento de urgências hospitalares até agosto

Dados foram avançados por Ana Paula Martins no início da audição regimental na comissão parlamentar de saúde

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou até agosto o menor número de dias de encerramento de urgências hospitalares dos últimos três anos, anunciou hoje a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

"Foram 278 dias de encerramento no total, contra 848 em 2025 e 1.412 em 2024", o que representa uma redução de 67% face a 2025 e 80% face a 2024. Estes números refletem o trabalho dos profissionais de saúde, segundo a ministra.

No setor da Obstetrícia, Ana Paula Martins apontou para uma melhoria significativa, com a diminuição dos dias de encerramento de 1.040 em 2024 para 691 em 2025 e para 255 até agosto de 2026. “Não foi por acaso”, referiu, atribuindo estes resultados a “uma forma diferente de enfrentar o problema”.

A governante explicou que estes avanços resultam de um conjunto de medidas delineadas com planeamento rigoroso, regras claras, melhor organização dos recursos e articulação entre o Ministério da Saúde, a Direção Executiva do SNS, os hospitais e os profissionais.

Apesar dos progressos, Ana Paula Martins advertiu que “não confundimos um resultado positivo com o fim dos problemas”, destacando a persistente falta de profissionais em áreas como obstetrícia e anestesiologia, bem como a elevada pressão sobre as equipas.

Por essa razão, sublinhou a necessidade de “entrar em contingência para CODU, de forma concertada trabalhando como rede”. “Uma urgência segura para o doente tem de ser também uma urgência segura para o profissional”, declarou.

A ministra rejeitou a organização das urgências com base na dispersão de recursos insuficientes e destacou que esta aprendizagem será aplicada à restante Rede Nacional de Urgência e Emergência.

Em junho, o Governo criou um grupo de trabalho para atualizar esta rede com a missão de identificar os locais mais adequados para cada resposta, rever circuitos de referenciação e propor modelos de urgências centralizadas, sempre que a concentração de recursos seja necessária para garantir respostas mais diferenciadas e atempadas.

A ministra salientou ainda que o professor António Marques lidera este grupo de trabalho, realçando que é um “conhecedor profundo do sistema de emergência e urgência em Portugal”.

Setembro 22, 2026 . 20:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right