
Maioria dos alunos faltou ao primeiro dia da época especial dos exames do secundário
A maioria dos alunos inscritos no primeiro dia da época especial dos exames do ensino secundário faltou à prova, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação.
A época especial iniciou-se com as provas de Português, que teve 9.492 inscritos, seguida de Economia A com 1.688 alunos, História da Cultura e das Artes com 441, Literatura Portuguesa com 67, Português Língua Não Materna com 3 e Latim A com um único inscrito.
Dos 11.693 alunos inscritos no primeiro dia desta época especial, criada para garantir que nenhum aluno fosse prejudicado pelos problemas registados durante a classificação eletrónica e divulgação das notas dos exames da primeira fase, compareceram apenas 4.920.
Na prova de Português, realizaram o exame 40,4% dos inscritos, ou seja, faltaram 5.661 alunos.
Nas restantes provas com maior número de inscritos, verificou-se que em Economia A compareceram 50,9% dos inscritos e em História da Cultura e das Artes apenas 43,1%.
A época especial de exames termina na próxima terça-feira e esteve aberta a todos os alunos elegíveis para as provas da segunda fase, tendo-se inscrito mais de 43.000 estudantes.
Na manhã desta sexta-feira, decorreram as provas de História A, Biologia e Geologia, e História B. Durante a tarde, realizam-se os exames de Geometria Descritiva e Línguas Estrangeiras.
Além do exame de 12.º ano de Português, as outras duas disciplinas com maior número de inscritos são Matemática A, com 8.324, e Física Química A, com 6.674.
Com a nota obtida na época especial, os alunos podem concorrer à segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cujas candidaturas terminam a 20 de setembro.
Nesta segunda fase estão disponíveis 6.639 vagas e os resultados serão conhecidos a 30 de setembro.







