
Seia investe 7 milhões de euros no abastecimento de água
A intervenção, promovida pelo Grupo Águas de Portugal, representa um investimento global superior a 7 milhões de euros e visa reforçar a capacidade, a eficiência e a segurança de todo o sistema, através da modernização de infraestruturas essenciais à captação, tratamento e armazenamento de água.
Entre as principais componentes da empreitada encontra-se a construção de um novo reservatório na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Senhora do Desterro, num investimento de cerca de 4,9 milhões de euros. A nova infraestrutura permitirá elevar a capacidade total de armazenamento para 6.000 metros cúbicos, aumentando a capacidade de resposta e a resiliência do sistema perante as necessidades de abastecimento dos quatro municípios servidos.
Paralelamente, encontra-se em curso a execução de uma nova conduta de abastecimento de água bruta à ETA, num investimento estimado em 1,9 milhões de euros. A empreitada contempla a instalação e renovação da conduta em três troços, numa extensão total de 1.086 metros, permitindo igualmente deslocalizar a atual captação e melhorar as condições de funcionamento do sistema.
No contexto da requalificação deste sistema, o desassoreamento da albufeira da Senhora do Desterro constitui uma preocupação que o Município de Seia tem vindo a acompanhar e a procurar acautelar, em articulação com a EDP e a Águas do Vale do Tejo.
A intervenção na albufeira assume particular importância para garantir, a médio e longo prazo, as condições necessárias ao adequado funcionamento da captação e à sustentabilidade de um sistema de abastecimento que serve uma parte significativa do território da região.
A reabilitação em curso representa, assim, um investimento estruturante para o território, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento e reforçar a fiabilidade, eficiência e qualidade do abastecimento de água. A utilização de materiais mais adequados e de soluções tecnológicas mais modernas contribuirá igualmente para tornar o sistema mais robusto e preparado para responder às necessidades futuras e aos crescentes desafios associados à gestão sustentável dos recursos hídricos.








