
Câmara instala novas condutas para reforçar resiliência do sistema de abastecimento de água
A conduta ao longo da várzea de Monte de Lobos faz ligação ao Reservatório do Alto das Medas, situado na Macieira. Este reservatório, com uma elevada capacidade de armazenamento, tanto pode funcionar como sistema de abastecimento direto às populações, abrangendo parte da freguesia de Pala e parte da União de Freguesias, como subsidiariamente, pode funcionar como sistema de redundância, caso haja alguma rutura ou problema de abastecimento no sistema principal que abastece Mortágua e zona urbana envolvente.
Estas intervenções vão permitir aumentar a robustez e resiliência do sistema de abastecimento, promovendo uma maior eficiência na rede, nomeadamente a redução de perdas de água.
Além deste investimento na remodelação das redes, está prevista a empreitada de Requalificação/Modernização da Estação de Tratamento de Água de Mortágua, tendo já sido assinado o contrato para a conceção/construção da obra, que aguarda o visto do Tribunal de Contas. A obra representa um investimento significativo, na ordem de 2,5 milhões de euros, e irá permitir uma maior disponibilidade de água para consumo humano em quantidade e qualidade.
É de acrescentar, que no âmbito da renegociação do contrato de concessão, acordada entre a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e a Águas do Planalto, além de uma redução efetiva da tarifa da água, superior a 30%, já em vigor, foi contemplado um conjunto de investimentos na melhoria das infraestruturas de abastecimento e distribuição de água a executar pela concessionária.
Nos termos dessa renegociação, a concessionária comprometeu-se a executar mais de 7,5 milhões de euros de novos investimentos na melhoria da rede de captação e distribuição de água, no conjunto dos cinco municípios abrangidos pela concessão (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela).









