Última Hora
Pub

Paulo Almeida é o novo Coordenador Geral da Formação do GD Mangualde

O maior representante das Terras de Azurara conseguiu o objetivo da manutenção já nas duas jornadas finais, mas isso não fez esmorecer os dirigentes que agora apostam forte no futuro

O Grupo Desportivo de Mangualde, filiado na Associação de Futebol de Viseu e que milita na Divisão de Honra, tendo conseguido a manutenção graças a mais um ponto (30) que o despromovido Clube Recreio de Ferreira de Aves, já foi um clube de referência ao nível da formação distrital e até nacional. A coletividade mangualdense já conseguiu igualmente militar nos campeonatos nacionais jovens, com alguns a reforçarem, depois, a equipa principal, quer no futebol distrital quer nacional.

A atual direção decidiu apostar forte na formação, com o objetivo de poder regressar aos campeonatos nacionais jovens, uma ambição legítima que todos os clubes detêm, quando os seus dirigentes se esforçam para que tal aconteça.

Foi nesse contexto que os atuais responsáveis pela gestão do Grupo Desportivo de Mangualde, se decidiram pela contratação de Paulo Almeida, em quem confiam a tarefa de coordenar todo o futebol jovem para que seja possível o regresso aos grandes palcos nas decisões do futebol de formação. Paulo Almeida a assume assim o importante papel de timoneiro do projeto.

“A experiência e a organização foram fatores decisivos para esta escolha. Efetivamente, Paulo Almeida faz parte da história mais recente do futebol de formação do distrito de Viseu e é reconhecido por vários dirigentes, técnicos e atletas, como um bom gestor deste tipo de projetos”, reconhecem os dirigentes do clube mangualdense.

Questionado sobre quais são as principais características que o identificam no futebol de formação, respondeu que “empenho e disponibilidade, rigor e uma ambição equilibrada, são fatores importantes”.

O novo coordenador da formação do GD Mangualde não se furta às responsabilidades, bem como não promete ou projeta objetivos impossíveis. O coordenador acrescenta que “tudo deve ser trabalhado e orientado de forma responsável e na medida das reais capacidades dos clubes e recursos, sem nunca descurar a ambição natural de todos os intervenientes”.

Paulo Almeida defende que “tudo e todos são importantes no projeto de formação de futebol, mas, cada um com o seu papel e obedecendo sempre às regras impostas pela modalidade e, mais ainda, pelo clube”. Mostrando ser direto e transparente ao referir que “não promete títulos, nem titularidade a ninguém, apenas muito trabalho e a responsabilidade que o cargo e o projeto impõem”.

Sobre esta última referência, acrescenta que “fácil é abrir as portas todas e prometer tudo, a treinadores, pais/Encarregado de Educação e atletas, mas difícil é assumir a diferença, denunciando as dificuldades e identificando as soluções, de forma transparente e responsável”.

É neste campo que acha que “ainda há muita ilusão e alguma falta de honestidade nalguns convites, na formação das equipas”. Paulo Almeida refere que “não faz milagres, mas com as pessoas certas, tudo pode correr bem, o clube pode efetivamente crescer”.

Junho 26, 2026 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right