
Município adjudicou empreitada para reabilitar ETAR de Mortágua
A empreitada foi adjudicada pelo valor de 943.400,00 euros e tem um prazo de execução de 365 dias. Compreende um conjunto de intervenções, ao nível do tratamento preliminar, primário e secundário das águas residuais e encaminhamento para o destino final, que visam modernizar e melhorar a eficiência do sistema de tratamento, quer em termos quantitativos quer qualitativos, assegurando uma resposta que permita atender ao aumento atual e projetado da população abrangida num horizonte temporal alargado.
As intervenções a realizar incluem ainda a construção de uma nova estação elevatória inicial e a reabilitação/beneficiação dos edifícios existentes e órgãos de tratamento (limpezas, reparações e pinturas), beneficiação das valas de oxidação, arranjos exteriores, entre outras.
A ETAR de Mortágua entrou em funcionamento em 1986 e desde então houve um aumento significativo da população total servida pela ETAR, resultante da pressão urbanística nos principais centros urbanos (nomeadamente Mortágua e Vale de Açores), da integração e interligação das redes de outras povoações para a ETAR de Mortágua, e do desenvolvimento económico do concelho. Face a esta realidade surge a necessidade imperiosa de modernizar e capacitar o sistema para dar uma resposta eficiente e eficaz em termos atuais e futuros.
O presidente do município, Ricardo Pardal, refere que este e outros investimentos nos sistemas de tratamento de águas residuais, “além da melhoria da capacidade de resposta e eficiência, permitem a sua adequação aos parâmetros ambientais atuais, mais exigentes”.
Ricardo Pardal destaca o investimento que a câmara já executou e está a executar nos vários sistemas de tratamento distribuídos pelo concelho. “Construíram-se as novas Estações Elevatórias de Cortegaça e de Vila Pouca, passando a encaminhar as águas residuais destas duas localidades para a ETAR de Mortágua, requalificaram-se as ETAR do Crafuncho e do Parque Industrial, e mais recentemente concluiu-se a nova ETAR de Pomares, que entrou já em funcionamento. Além disso, continuamos a fazer o acompanhamento e a monitorização das ETAR's e estações elevatórias, com a assessoria técnica de uma empresa especializada”. Adiantou ainda que está a ser desenvolvido o projeto para a execução da ETAR de Sula.
Estes investimentos, sublinha, “traduzem o empenho e compromisso com a sustentabilidade ambiental, a proteção dos recursos hídricos do nosso território e a qualidade de vida das pessoas”. |








