
Sporting sonhou com 'tri' mas ficou pela 'Champions'
O Sporting arrancou a edição 2025/26 da I Liga de futebol com o ‘sonho’ de um histórico ‘tri’, mas acabou por ficar pelo acesso à ‘Champions’ e o segundo lugar, mesmo assim com muito sofrimento à mistura.
A equipa de Rui Borges lutou pelo título quase até ao fim, e também por outros objetivos, e por isso quase acabou por deitar tudo a perder, acabando mesmo assim por assegurar um lugar nas eliminatórias da Liga dos Campeões.
Isso só aconteceu na última jornada, com o triunfo caseiro por 3-0 sobre o Gil Vicente, na despedida de Morita e Quenda, com outros ‘adeus’ quase confirmados, como do capitão Hjulmand.
O colombiano Luis Suárez acabou como melhor marcador do campeonato, com 28 golos, e cedo fez esquecer Viktor Gyökeres, e o Sporting esteve praticamente a época toda na perseguição ao FC Porto.
A derrota em casa perante os ‘dragões’, por 2-1, logo na quarta jornada, acabou por ter um peso determinante, não só nas contas finais, mas sobretudo como deixou o Sporting tão cedo atrás.
Na luta pelo campeonato, pelo melhor desempenho de sempre na Liga dos Campeões, que aconteceu, pela Taça de Portugal e também pela Taça da Liga, o plantel ‘leonino’ acabou por ser curto para tais ambições, somado a uma nova onda de leões, como em 2024/25.
Com equipa fisicamente esgotada, o emblema de Alvalade disse adeus ao ‘tri’ em abril e ficou mesmo com a ‘Champions’ em risco, mas acabou por alcançar o objetivo ‘mínimo’, com alguma ‘ajuda’ do Benfica.
Mesmo sem novo título, mas ainda com possibilidade de conquistar outra vez a Taça de Portugal, o técnico Rui Borges renovou até 2028.
O Sporting terminou a I Liga sem qualquer vitória sobre FC Porto (derrota e empate) ou Benfica (empate e derrota) e também sobre o Sporting de Braga (dois empates), quarto classificado, apesar do melhor ataque (89 golos) e segunda melhor defesa (24).
No campeonato de ‘futebol mais vistoso’, o Sporting até pode ser apontado como a melhor equipa, mas falhou claramente nos ‘jogos grandes’, não só na derrota com o FC Porto, mas também no desaire completamente inesperado com Benfica em casa (2-1), a poucas jornadas do fim, que resultou no adeus ao ‘tri’.
Depois disso, valeu o empate caseiro dos ‘encarnados’ com o Sporting de Braga (2-2), na penúltima jornada, para o Sporting não ter uma final de época trágico no campeonato.
Trincão, que acabou a I Liga com sete golos e 11 assistências, é a prova de um Sporting que ‘treme’ nos jogos grandes, já que grande parte das vezes desapareceu nesses desafios, assim como Pedro Gonçalves, que passou a primeira parte da época lesionado e nunca chegou à sua melhor forma, apesar de muita utilização.
Nesse sentido, foi valendo Suárez, mas o colombiano, tal como quase toda a equipa ‘leonina’, colapsou fisicamente em abril.
O melhor registo de vitória seguidas que o Sporting aconteceu cedo, em novembro, com quatro triunfos seguidos, com a pior série a acontecer na fase critica, em abril, com a derrota caseira com o Benfica, seguida de empates AVS (1-1) e Tondela (2-2).








