Última Hora
Pub

Videovigilância instalada de forma faseada por falta de financiamento

Câmara de Viseu começou a instalar sistema no Parque Aquilino Ribeiro e no Mercado 21 de Agosto

A falta de financiamento vai obrigar o município de Viseu a instalar o sistema de videovigilância de forma faseada, inscrevendo anualmente uma verba no orçamento municipal para o efeito.

O esclarecimento foi feito pelo presidente da autarquia viseense, João Azevedo, na reunião da Assembleia Municipal.

“Não há financiamento para videovigilância. Nunca houve”, explicou, poucos dias depois ter sido anunciado pelo município, nas redes sociais, que o sistema de videovigilância começou a ser instalado no Parque Aquilino Ribeiro e no Mercado 21 de Agosto, “no domínio privado de utilização pública”.

De acordo com João Azevedo, seguir-se-ão, nos próximos meses, outros espaços da cidade, com destaque para a zona da Sé e a zona dos bares, em Jugueiros. Para já, o sistema será monitorizado a partir de uma sala de vigilância localizada nas instalações da Polícia Municipal.

Recorde-se que em novembro do ano passado, o presidente da Câmara de Viseu admitiu ao Diário de Viseu que o dossiê da videovigilância estava ainda em avaliação. Na altura, o autarca sublinhou tratar-se de “um grande investimento”, mais elevado do que inicialmente previsto, e reconhecia que o processo estava longe de uma concretização imediata.

Em janeiro deste ano, o autarca anunciou a intenção de avançar com a instalação, embora de forma faseada. Em causa está um investimento superior a três milhões de euros, sem financiamento aprovado.

Abril 28, 2026 . 19:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right