
Ginecologia da ULS Viseu Dão Lafões deu início à cirurgia robótica
O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões já está a realizar cirurgia robótica. Em comunicado, o conselho de administração da ULS revela que, recentemente, foram realizadas com sucesso duas histerectomias totais por via robótica.

Adianta ainda que a intervenção resulta de um trabalho multidisciplinar que envolveu diretamente os Serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Bloco Operatório, e uma equipa de Enfermagem dedicada, com o auxílio do robô cirúrgico.

Tal como o nosso Jornal já tinha noticiado, a utilização do equipamento permite, potencialmente, diminuir o tempo de internamento e de recuperação da doente, com um regresso mais rápido e com maior qualidade de vida à sua rotina diária, reduzir a taxa de complicações e de infeções e aumentar a precisão do cirurgião, facilitando a abordagem a áreas anatómicas de difícil acesso.

O equipamento é uma plataforma modular multi-quadrante concebida para uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos e combina instrumentos articulados, visualização 3D e ainda uma opção de gravação de vídeo cirúrgico, e resulta de um investimento integralmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Está desenhado para cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia.









