Última Hora
Pub

PSP detém burlão de MB Way

A PSP explica que o burlão, detido no dia 25 de março em casa, em Vieira de Leiria (concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria), já estava indiciado pela prática reiterada e organizada deste tipo de crime

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem que burlou dezenas de pessoas nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Figueira da Foz e Coimbra com transferências por MB Way, tendo conseguido apoderar-se de 10.000 euros.

Em comunicado, a PSP explica que o burlão, detido no dia 25 de março em casa, em Vieira de Leiria (concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria), já estava indiciado pela prática reiterada e organizada deste tipo de crime.

Segundo a PSP, pelo menos desde junho de 2025, o homem, que atuava sozinho, abordava as vítimas em espaços públicos, alegando dificuldades na realização de transferências por MB Way (aplicação móvel) e solicitando que efetuassem o envio de dinheiro em seu nome, com a garantia da devolução imediata por via bancária.

“Para reforçar a credibilidade da abordagem, o homem simulava tentativas de transferência, exibia o seu cartão de cidadão e, nalguns casos, facultava contactos pessoais, criando nas vítimas uma perceção de confiança”, é referido.

Contudo, “as alegadas transferências de devolução não se concretizavam”, sendo apenas simuladas ou agendadas.

A PSP diz que a atividade criminosa se intensificou nos últimos meses, com especial incidência naqueles quatro concelhos dos distritos de Leiria e Coimbra.

Segundo os dados recolhidos pela polícia, o burlão terá praticado pelo menos 17 crimes de burla qualificada e até ao momento foram identificadas 35 vítimas, com prejuízos que ascendem a cerca de 10.000 euros.

O homem foi presente a primeiro interrogatório judicial no dia 27 de março e ficou em prisão preventiva.

Abril 1, 2026 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right