Última Hora
Inova26 Bannertopo Ate 3105
Pub

Serviços assistidos por animais chegam ao IPO de Coimbra

Protocolo com a ÂNIMAS prevê sessões semanais com doentes, em articulação com os profissionais de saúde

O IPO de Coimbra e a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (ÂNIMAS) celebraram hoje um protocolo de cooperação para a implementação de serviços assistidos por animais em contexto hospitalar.

Este acordo tem como objetivo a concretização do projeto “CãoForto Hospitalar” ou “PatAmar de Ternura”, destinado a promover o bem-estar, através da promoção de atividades lúdicas, em doentes com necessidades paliativas.

No âmbito deste protocolo, a ÂNIMAS assegura a presença regular de duplas especializadas em serviços assistidos por animais, que desenvolverão sessões semanais, em articulação com os profissionais de saúde. As intervenções, refere o IPO, obedecem a critérios rigorosos de segurança, higiene, ética e acompanhamento clínico, garantindo o respeito pelas normas internas e pela condição das pessoas envolvidas.

A cerimónia de assinatura contou com a presença da presidente e vogais do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, do presidente da ÂNIMAS e elementos da associação.

O IPO de Coimbra reforça agora "a sua aposta na humanização dos cuidados de saúde, integrando práticas complementares que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e para uma abordagem mais centrada na pessoa", garante.

 

Fevereiro 2, 2026 . 18:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right