Última Hora
Inova26 Bannertopo Ate 3105
Pub

Derrama zero em 2026 sinaliza nova estratégia de atração económica em Santa Comba Dão

A Assembleia Municipal de Santa Comba Dão aprovou a aplicação de uma taxa de derrama de 0% em 2026, acompanhando a decisão já tomada pela câmara municipal.

No ano em curso, a taxa situa­va-se em 1,5%, no limite máxi­mo. A não cobrança desta taxa, que incide no lucro tributável das pessoas coletivas, altera definitivamente o cenário fiscal, sendo aplicável a todas as empresas, independentemente de já estarem instaladas ou de se tratarem de novos investimentos.
Para o executivo municipal, a medida traduz uma mudança de posicionamento face ao tecido empresarial, enquadrada numa estratégia mais ampla de promoção do desenvolvimento económico.
Essa estratégia inclui outras iniciativas, algumas com efeitos a médio prazo, como o apoio ao empreendedorismo, a criação de espaços de incubação, a expansão das Áreas de Acolhimento Empresarial e a simplificação dos processos de licenciamento.
Na mesma sessão, a Assembleia aprovou ainda as restantes taxas municipais para 2026. O IMI mantém-se em 0,8% para prédios rústicos e 0,39% para prédios urbanos, enquanto a taxa de participação variável no IRS continua fixada em 4,4%, com benefícios para famílias numerosas. O percentual da Taxa Municipal de Direitos de Passagem foi fixado em 0,25%.

Dezembro 23, 2025 . 18:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right