
“O vinho é um dos pilares da economia de muitos territórios rurais”
Foi no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, que se falou de terras de viticultores, dificuldades do setor e, admita-se, alguns pontos a favor da atividade que diz muito à região. Excessos em armazém, uma paisagem que cede à evolução dos tempos, margens reduzidas, concorrência de outras bebidas e, já se sabe, o risco de abandono pelas gerações mais novas. Foram quase gritos de alerta de quem sabe e de quem está no terreno, onde a aposta no enoturismo pode dar algum alento. Mas há outras soluções em vista.
A conversa “Os novos desafios do vinho” contou com a presença do presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), Arlindo Cunha, do presidente do conselho de administração da Global Wines, Manuel Pinheiro, e do enólogo João Brito e Cunha, além de produtores e entidades do setor.
A iniciar as intervenções, o presidente da CVR Dão lembrou que, por esta altura, todas as regiões demarcadas, apesar de concorrentes, estão unidas por grandes causas, “uma delas a sobrevivência”. “E esse é um desafio muito importante porque o vinho é um dos pilares da economia de muitos territórios rurais”, começou por referir, acrescentado que “há muitas famílias a depender do vinho e, portanto, o vinho só tem futuro se, como hoje em dia se fala, for feita uma aposta na sustentabilidade, não sendo só a parte ambiental, mas também social e económica”.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:







