Última Hora
Ltc Bws Dc
Inova26 Bannertopo Ate 3105
Pub

Diana Policarpo e José M. Rodrigues em Viseu para residência artística

Galeria VNBM recebe este fim de semana exposições resultantes do trabalho realizado pelos dois artistas no concelho

Diana Policarpo e José M. Rodrigues, artistas com relevantes percursos internacionais, estão em residência artística na galeria VNBM, em Viseu.
Diana Policarpo investiga a conexão entre a vida humana e vegetal, a resiliência ecológica e os vestígios sedimentados do trabalho e da extração excessiva da terra. No percurso de recolha de informação técnico-científica e cultural, Diana Policarpo levou a cabo visitas de estudo a diversos locais no território onde existiram extrações mineiras com diferentes graus de perturbação e que, algumas delas, estão a ser alvo de projetos de recuperação em distintos graus de desenvolvimento sob a responsabilidade da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineira.
O Parque Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva, foi ainda um dos locais visitados, por ser um exemplo de boas práticas no que concerne à preservação e valorização da biodiversidade.
Na galeria VNBM será inaugurada este sábado, a exposição ‘Cynara Complex’, da autoria de Diana Policarpo, e que será o culminar da sua residência. Entre as obras que vão integrar a mostra estão cardos imponentes, alguns espinhosos que, através de uma ação fitorremediadora, têm a capacidade de absorver compostos nocivos que se encontram incrustados em solos com distintos níveis de contaminação. Uma instalação sonora multicanal vai apresentar gravações de campo, composições bioacústicas e narrativas faladas num pulso vivo, simultaneamente contaminado e regenerador, captando as vibrações subtis do solo e da vida vegetal associada numa síntese de comunidade.
Três desenhos em técnica mista, concretizados em papel produzido de forma exclusiva a partir da biomassa do cardo (Cynara cardunculus), expandem essa narrativa.
A residência artística do fotógrafo José M. Rodrigues integra o programa ‘Sopro Luminar’, criado pela VNBM e o Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia (CAV), de Coimbra.
No contexto da residência, foi já realizado um curso intensivo de fotografia com os alunos do 3.º ano da licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia, da Escola Superior de Educação de Viseu. Uma masterclass vai culminar com uma exposição dos trabalhos produzidos pelos participantes de fotografias do próprio José M. Rodrigues.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Outubro 8, 2025 . 19:03

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right