
"A Feira de São Mateus é um espaço de encontros e reencontros unidos pela felicidade"
A BTL vai ser, mais uma vez, palco para a apresentação da Feira de São Mateus. O que é que os visitantes podem esperar da edição deste ano?
Além de mantermos a exigência ao nível da qualidade enquanto uma oferta completa para a família, vamos procurar este ano incluir algumas novidades ao nível do espaço em termos de organização e de disposição do evento e vamos procurar também ajustar a programação aquilo que é a nossa oferta internacional e, por outro, aquilo que é a oferta que entendemos da procura relativamente a novos públicos. A feira vai manter as mesmas tradições, a mesma organização no seu conjunto, com a gastronomia, com uma forte programação desportiva, o palco também para a cultura popular e regional e vamos procurar atrair os novos públicos como a juventude. Depois da experiência que tivemos no ano passado com o Mateus Fest, vamos fazer um restyling, de forma a pudermos também refrescar a Feira de São Mateus. Vai ser também uma surpresa agradável a forma como este ano vamos apresentar o Mateus Fest.
Quais são os nomes já confirmados para a Feira de São Mateus?
Confirmados estão já Matias Damásio, a 8 de agosto; Carolina de Deus, a 26 de agosto e João Só, a 16 de setembro. Mas como se pode esperar muitos mais nomes haverá para cativar os públicos de todas as idades.
E para o Mateus Fest?
Com a divulgação do Van Zee percebe-se a orientação que queremos para o festival, que é cativar aquele público que acaba por ir aos festivais, não só pelas suas idades, mas até pela sua disponibilidade de tempo. No ano passado, visionámos bem, o evento é bom, simplesmente, nesta altura de fim de verão, quem está cá são os jovens estudantes, que já acabaram as férias e à espera das aulas. Nos espetáculos que tivemos no ano passado os que tiveram maior atração foram os dos públicos mais jovens. E, por isso, vamos trabalhar um festival com esse segmento para trazer público novo para a Feira de São Mateus.
A marcação do Mateus Fest para o final de agosto não vai afastar um público que já é garantido e que são os emigrantes?
Para os emigrantes temos outro tipo de programação que está no início da feira também e durante todo o mês de agosto. É uma programação mais popular e familiar porque os nossos emigrantes vêm em família. E entendo que temos de fazer a programação de forma mais apelativa para todos, ou seja, com artistas portugueses que tenham uma maior capacidade de mobilizar toda a comunidade emigrante. O festival é a pensar mais nas novas gerações e para os trazer para a feira de uma outra forma. Eles vêm ver os seus artistas preferidos e, nesse sentido, procurar uma programação direcionada para eles.
E dessa forma conhecerem também uma das feiras mais antigas de Portugal?
Sim e assim conseguirmos manter a Feira de São Mateus com a capacidade que tem de se reinventar, de se ajustar e de andar sempre à frente do seu tempo com uma programação também para as novas gerações para que estas não percam a tradição de virem à feira e também de assistirem com gosto aos espetáculos que eles apreciam.

Vai ser apresentado algum nome do Mateus Fest na BTL?
Poderemos apresentar, mas os artistas internacionais que vêm para esse dia, 29 de agosto, e para o dia seguinte, serão apresentados mais tarde, em função das duas agendas e disponibilidade. Eram artistas que andávamos há três anos a tentar encontrar agenda para os termos que agora conseguiram e foi por essa razão, e não outra, que as datas mudaram. Mas também para ajustar ao público que queremos, neste momento, ter na Feira de São Mateus.
Este ano, a Feira de São Mateus é de 7 de agosto até 21 de setembro. Nos mesmos moldes do ano passado ou nos anteriores?
Sim, são 46 dias de feira. A Feira de São Mateus é organizada pela Viseu Marca durante os 46 dias, ou seja, é a Feira de São Mateus versão integral e normal.
A segurança e a sustentabilidade têm sido duas das apostas da Viseu Marca para a Feira de São Mateus. Vão continuar?
Continuamos com o projeto de certificação em termos de sustentabilidade. Vamos continuar com uma sensibilização forte dos nossos operadores para que continuem com as boas práticas, vamos continuar a sensibilizar o nosso público para as questões da sustentabilidade, seja do ponto de vista ambiental, seja também para as questões de sustentabilidade financeira do próprio evento. Vamos ter na mesma o projeto de certificação da sustentabilidade. Naturalmente que ao nível da segurança, temos mantido um rigor extraordinário porque não se pode, em momento algum, colocar em causa a segurança de quem nos visita. Mantemos a mesma equipa de profissionais que nos dão garantias para que o evento decorra da melhor forma.
Qual é mote deste ano para a feira?
Este ano, o mote da Feira de São Mateus vai ser ‘Viseu, a cidade para ser feliz’. Vamos procurar, através deste mote, valorizar também a nossa cidade enquanto património histórico e cultural. Sendo Viseu um bom destino turístico para estar, sem dúvida que a Feira de São Mateus é uma âncora atrativa para trazer as pessoas. Demonstrar também que, através deste mote, no interior temos esta capacidade de nos afirmarmos, de crescer com qualidade de vida e com o mesmo nível de oferta do que acontece no litoral do país. Como já referi, vamos manter as mesmas preocupações com a segurança, o ambiente e a sustentabilidade e vamos continuar a ter boas práticas ligadas às crianças, o artesanato, a gastronomia, muita música e diversão. Ou seja, vamos procurar que a feira continue a ser um espaço de criação de memórias, em que cada um possa regressar para reviver momentos passados e criar memórias futuras.