
Exposição em Tondela reflete sobre o papel da mulher em casa
No Mercado Velho, no centro da cidade de Tondela, vai ser inaugurada esta sexta-feira, na véspera da celebração do Dia Internacional da Mulher, a exposição “Roupa Branca”. A cerimónia de abertura está agendada para as 18h30.
A instalação artística é composta por várias fotografias de mulheres no papel de “dona de casa” e da figura de empregada, evidenciando hierarquias sociais que estruturam a rotina doméstica.
“A mostra propõe uma reflexão sobre as dinâmicas de poder, classe e trabalho doméstico, destacando o papel da mulher como gestora do lar e, simultaneamente, subjugada a um ciclo invisível de trabalho”, destaca a autarquia, acrescentando que “a exposição questiona privilégios, a invisibilidade da mulher e o seu papel na estrutura familiar e social, convidando o público a refletir sobre as assimetrias que sustentam a desigualdade no ambiente doméstico”.
Através de fotografias de roupa branca e estendais, a instalação pretende, assim, desconstruir narrativas pré-estabelecidas e desafiar estereótipos sobre o trabalho doméstico, expondo a sua falta de reconhecimento e impacto na vida das mulheres. No fundo, pretende-se que o público reconheça a dignidade e equidade, incentivando uma nova perceção sobre o trabalho doméstico e a condição feminina.
A mostra vai estar patente ao público até ao dia 30 de março no Mercado Velho de Tondela.