Última Hora
Pub

Paris e Londres sem acordo sobre proposta de cessar-fogo

"Não há acordo sobre o que seria um cessar-fogo, mas estamos a trabalhar em conjunto com a França e os nossos aliados europeus para determinar o caminho a seguir para uma paz duradoura na Ucrânia", disse hoje Luke Pollard

O secretário de Estado para as Forças Armadas britânico declarou hoje que Paris e Londres não acordaram uma proposta de cessar-fogo de um mês na Ucrânia, levantada no domingo à noite pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

"Não há acordo sobre o que seria um cessar-fogo, mas estamos a trabalhar em conjunto com a França e os nossos aliados europeus para determinar o caminho a seguir para uma paz duradoura na Ucrânia", disse hoje Luke Pollard, numa entrevista à Times Radio.

"Várias opções estão em cima da mesa, que serão sujeitas a novas discussões com parceiros da Europa e os Estados Unidos, mas não foi acordado o cessar-fogo de um mês", enfatizou ainda um responsável do Governo britânico.

Emmanuel Macron indicou no diário francês Fígaro, no domingo, que a França e o Reino Unido proporiam um cessar-fogo de um mês na Ucrânia "no ar, nos mares e nas infraestruturas energéticas", sem inicialmente se preocuparem com os combates em terra.

Pouco antes de uma cimeira dos aliados europeus em Londres, no domingo, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que Paris e Londres estavam a trabalhar num "plano" para fazer cessar os combates.

Quinze líderes europeus, incluindo Macron e o chanceler alemão, Olaf Scholz, mostraram no domingo o seu empenho em apoiar Kiev e em rearmar-se contra a Rússia.

Juntamente com a Turquia, com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e responsáveis da União Europeia (UE), nomeadamente Úrsula von der Leyen e António Costa, os líderes concordaram sobre a necessidade de tentar manter os Estados Unidos do seu lado, após a altercação entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o Presidente norte-americano, Donald Trump, na sexta-feira, na Casa Branca.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

 

Março 3, 2025 . 11:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right