Última Hora
Pavilectrica
Palaciodogelo
Pub

Refood Viseu reforça frota para entregar comida a quem mais precisa

Projeto “Rodas Sustentáveis para Alimentar” foi distinguido no programa “EDP Energia Solidária”

A Refood Viseu instalou painéis solares e tem agora duas viaturas elétricas para garantir a entrega de alimentos às famílias mais carenciadas, no âmbito do projeto “Rodas Sustentáveis para Alimentar”, um dos vencedores do programa “EDP Energia Solidária” da Fundação EDP.

Este projeto, que teve início em janeiro de 2024 e terminou em outubro, permitiu à Refood reforçar os seus recursos operacionais, bem como o seu compromisso com a sustentabilidade no serviço à comunidade que presta.

Em comunicado, a associação explica que um dos grandes desafios era a falta de transporte próprio para a recolha e entrega de alimentos. “Com a aquisição de duas viaturas elétricas, a Refood Viseu assegura agora a sua própria mobilidade sustentável, servindo a comunidade de forma mais eficiente e sem restrições logísticas”, destaca. Para este investimento, a associação contou igualmente com o apoio da Junta de Freguesia de Viseu e do "Programa de Viaturas Solidárias", do Grupo JAP, em parceria com a Coração JAP - Associação de Solidariedade.

Para mitigar o impacto ambiental da sua operação, o projeto contemplou ainda a instalação de um sistema de 20 painéis fotovoltaicos de 10,8 KW potência, desenvolvido em parceria com a empresa local "Inovável".

“Este sistema permitiu gerar energia limpa, necessária para o carregamento da nova viatura elétrica e outras atividades no centro de operações”, refere a Refood Viseu, lembrando que “esta medida representa um passo importante rumo à tão desejada neutralidade carbónica e à redução dos custos operacionais”.

Até ao momento e com 7 meses de utilização já se registou uma redução de 6,66 toneladas de dióxido de carbono, correspondendo à plantação de 110 árvores e uma poupança na fatura da eletricidade de 1.927 euros.

No âmbito do projeto, a instituição realizou aindavárias ações de capacitação e (in)formação para diferentes grupos, com vista consciencializar e reforçar o conhecimento da comunidade para a transição energética justa.

Estas sessões contaram com o envolvimento de 381 pessoas, entre as quais beneficiários e voluntários da Refood, seniores do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia e das Oficinas da Junta de Freguesia de Viseu, jovens da Escola Profissional Profitecla, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, e da Escola Básica João de Barros.

“Com este projeto, a Refood Viseu está no caminho da neutralidade carbónica nas suas rotas de recolha e entrega de alimentos, ao mesmo tempo que dá um passo importante para a independência operacional e uma intervenção ainda mais responsável em termos ambientais”, sublinha a associação, na nota de imprensa.

Nas palavras de Cláudia Columbano, fundadora e coordenadora do núcleo da Refood Viseu, “este apoio da Fundação EDP e de todos os parceiros que integraram o projeto, foi uma grande mais valia para a nossa missão de ‘Aproveitar para Alimentar’ e para o nosso compromisso de contribuir para uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. Estamos muito gratos e satisfeitos e, este projeto será sempre um marco na nossa história”.

Novembro 26, 2024 . 09:58

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right