Última Hora
Pavilectrica
Palaciodogelo
Pub

Nova reunião entre Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar e Governo em dezembro

Pelo menos 11 pessoas terão morrido na última semana em consequência dos atrasos no atendimento pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje que não tem “linhas vermelhas” nas negociações com o Ministério da Saúde, que vão prosseguir com uma nova reunião em 11 de dezembro.

Nós não temos linhas vermelhas nestas negociações. É inegável que queremos ver a carreira reformulada, bastante mais atrativa, para podermos atrair mais técnicos e também uma valorização salarial que permita ser cativante”, salientou aos jornalistas Rui Lázaro, após reunir-se com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

O dirigente afirmou que espera “chegar a um acordo global nas negociações”.

Ao longo dos últimos anos, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi assegurando o seu serviço com horas extraordinárias, chegando ao ponto mesmo com as horas extraordinárias já não consegue garantir a operacionalidade nem de todos os meios de emergência médica, nem de todos os pontos de atendimento nas centrais de emergência e foi isso que nos trouxe ao estado atual”, lamentou.

Rui Lázaro, no entanto, referiu que “apesar dessa dependência, com o esforço que os TEPH têm feito através das horas extraordinárias”, depois de terem levantado a greve, “têm garantido uma resposta acima” do expectável.

Só podemos desejar que as negociações decorram de forma positiva, que cheguemos a acordo para que possamos aguentar esta resposta próximo dos limites, até que entrem os novos TEPH, que nos permitem uma resposta diferente, não tão baseada nas horas extraordinárias”, sublinhou.

A 7 de novembro, o STEPH decidiu suspender a greve às horas extraordinárias, iniciada em 30 de outubro, para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, depois de ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde.

A situação criou vários problemas no sistema de emergência pré-hospitalar.

Novembro 21, 2024 . 14:56

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right