Última Hora
Pavilectrica
Palaciodogelo
Pub

“O Silêncio de Saramago” em cena no Teatro Viriato

Em conjunto com a Play False, Associação Cultural, Catarina Câmara inspira-se em “A Maior Flor do Mundo” e “O Silêncio da Água” para a nova peça

A coreógrafa e intérprete Catarina Câmara, em conjunto com a Play False | Associação Cultural, apresenta no palco do Teatro Viriato o espetáculo ‘O Silêncio de Saramago’.

A peça sobe hoje ao palco numa sessão escolar e amanhã, às 10h30, numa sessão para o público geral. Destinado aos grupos escolares do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico e a famílias, a peça coreográfica parte das obras ‘A Maior Flor do Mundo’ e ‘O Silêncio da Água’, de José Saramago, e que o escritor Afonso Cruz reorganiza, para fundir palavra e corpo e explorar com os mais novos as noções de fronteira, prazer, medo e convenções espaciais e morais.

O espetáculo surgiu em 2022, no ano de celebração do centenário do nascimento de José Saramago e é apresentado na data do seu aniversário. De salientar que o texto que Afonso Cruz escreveu para este projeto e que culminou na publicação do livro ‘A Flor e o Peixe’, venceu o Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, de literatura infantojuvenil.

“Urgência Climática” sobe ao palco dia 22
No âmbito das coproduções que contam com o apoio do Teatro Viriato, sobe a palco, no dia 22, pelas 21h00, o espetáculo ‘Urgência Climática’, de André Amálio e Tereza Havlíčková / Hotel Europa. Vários ativistas têm vindo a exigir mudanças urgentes na nossa relação com o planeta, enquanto governos insistem em não colocar em prática medidas que possam reverter esta situação.

O espetáculo coloca em palco as histórias de vida de ativistas pelo clima, procurando conhecer as suas histórias pessoais, o início das suas lutas, as suas motivações, como esta “urgência” mudou as suas vidas, como vivem, o que fazem, o que querem, com o que sonham.

No dia seguinte, estará em destaque a música, com o concerto de Kevin Morby. Figura incontornável na nova corrente indie norte-americana – junto de nomes como Olsen, Vile, Lenker ou Gunn – Kevin Morby tem-se destacado pela versatilidade musical, eloquência poética e conceptualização das suas obras. No Teatro Viriato sobe ao palco com o Ensemble da Escola Profissional de Música de Espinho para interpretar parte do seu mais recente repertório.

Novembro 15, 2024 . 07:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right