Projeto Radar Social sinaliza e apoia casos de vulnerabilidade
O projeto Radar Social, implementado no concelho de S. João da Pesqueira desde maio, é uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa sinalizar e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, pobreza e exclusão social. O projeto já foi apresentado pela autarquia em todas as freguesias do concelho.
Com um horizonte temporal de 27 meses, o Radar Social passa por duas fases distintas de intervenção: a primeira fase, já concluída, destina-se a atualizar o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e a elaboração do seu plano de ação. Na segunda fase, o foco estará na sinalização social dos territórios e na execução do seu plano de ação.
“Este Radar Social é muito além do que lhe compete, porque além da identificação e encaminhamento, vai também fazer atividades em todas as aldeias e procurar todas as pessoas que não têm resposta direta, por não se enquadram em nenhum tipo de apoio”, sublinhou Manuel Cordeiro, presidente do município.
O autarca lembrou que muitos municípios abraçaram esta oportunidade” de identificar e apoiar situações de “maior vulnerabilidade financeira”, mas São João da Pesqueira “aproveitou-o para ir mais além”.
O projeto visa colmatar a falta de respostas sociais a pessoas ou situações que passam muitas vezes despercebidas ou não são abrangidas pelas respostas sociais tradicionais, uma vez que a atividade dos técnicos do projeto é de proximidade total e feita no terreno em todas as localidades do concelho.
A autarquia salienta que “o projeto Radar Social demonstra o compromisso do município com o bem-estar dos seus munícipes e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. |