Última Hora
Pub

Morreu o escritor Antonio Skármeta, criador d'"O carteiro de Pablo Neruda"

Em 2010, Antonio Skármeta Vraničić esteve em Portugal para o lançamento do romance "Um pai de filme"

O escritor chileno Antonio Skármeta, vencedor de três prémios Planeta, autor da obra que viria a ser conhecida por "O carteiro de Pablo Neruda", morreu hoje, aos 83 anos, informou a Universidade do Chile, à qual estava ligado.

Skármeta, vencedor do Prémio Planeta, em 2003, por “Dança da vitória”, é conhecido do grande público pelas adaptações cinematográficas das suas obras e, em particular, de “O carteiro de Pablo Neruda”, uma produção de 1994, dirigida por Michael Radford.

“A nossa comunidade universitária despede-se com pesar de Antonio Skármeta Vraničić, escritor, Prémio Nacional de Literatura 2014, licenciado em Filosofia e académico pela Universidade do Chile em múltiplas etapas da sua inspiradora carreira, que promoveu a leitura e o amor pelos livros”, anunciou a Universidade.

Um dos primeiros a lamentar a sua perda e a destacar o seu contributo para a literatura chilena, em particular e para a literatura latino-americana, em geral, foi o Presidente da República do Chile, Gabriel Boric, numa mensagem nas redes sociais.

De origens croatas, Antonio Skármeta Vraničić nasceu na cidade de Antofagasta, no norte do Chile, em novembro de 1940 e é um dos mais criativos e influentes intelectuais do Chile, um contador de histórias nato com grande talento para condensar a vida e a filosofia dentro da história, o formato que lhe era mais caro, afirma a agência noticiosa espanhola Efe.

Outubro 15, 2024 . 18:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right