Guarda apresenta mais de 100 atividades até final do ano
O concelho da Guarda vai dispor de mais de 100 atividades culturais no último trimestre do ano, incluindo atuações de Sara Correia, David Fonseca e Banda Sinfónica do Exército, além de outras iniciativas para todos os públicos.
As propostas da Agenda Cultural da Guarda para os meses de outubro, novembro e dezembro vão decorrer no Teatro Municipal da Guarda (TMG), na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e no Museu da Guarda (MG), assim como em diversos espaços do concelho, informou hoje a Câmara Municipal, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O TMG será palco de mais uma edição do Festival One Band, assim como do espetáculo “A Cena do Ódio”, do grupo Aquilo Teatro, uma peça de homenagem ao poeta e pintor Almada Negreiros.
No dia 26 de outubro, o Grande Auditório deste equipamento cultural recebe o concerto da Banda Sinfónica do Exército, numa iniciativa que assinala o Dia do Exército e que conta com a participação da cantora Rita Morais e da tuna académica do Politécnico da Guarda Copituna D’Oppidana.
O coletivo multidisciplinar Lisbon Poetry Orchestra, que vai apresentar o álbum “Os Surrealistas”, o espetáculo “Vozes na Alta”, de César Prata, onde grupos de cantares do concelho sobem ao palco para celebrar Abril, e as apresentações da peça “Feliz Aniversário”, com João Baião, complementam a programação no TMG.
A Galeria do Teatro recebe ainda, a partir do dia 26 de novembro, a exposição “Imagem e Cidade Os Mapas Imaginados e a Urbe Projetada”, com curadoria de Aires Almeida e Dulce Helena Borges, iniciativa integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
No Dia da Cidade, a 27 de novembro, o palco será da fadista Sara Correia, que vai apresentar o seu mais recente álbum, “Liberdade”, enquanto o concerto de David Fonseca, “nome indissociável da banda Silence 4”, está agendado para 5 de dezembro.
A inauguração das exposições do Dia Nacional do Exército, a 22 de outubro, e da Coleção Serralves, a 25 de novembro são algumas das propostas que o Museu da Guarda acolhe.
Já A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço dá seguimento à programação dirigida a diversos tipos de público com apresentações de livros, exposições, contos, visitas à biblioteca, oficinas e conversas.