Festival literário aMOSTr de Vila do Conde celebra o 25 de Abril
O festival literário Mostra de Edições Independentes, que se realiza em Vila do Conde, distrito do Porto, vai dedicar a sua sexta edição à celebração dos 50 anos do 25 de Abril.
O certame, que se realiza entre quinta-feira e domingo, continua a ter o livro e a edição independente como eixos centrais, voltando a juntar a música, o cinema e artes plásticas, num vasto programa que se multiplica por diversos locais de Vila do Conde.
Exemplo dessa abrangência é uma exposição em espaços comerciais da cidade, da coleção “Missão: Democracia”, das edições da Assembleia da República, dirigida aos mais novos, com a apresentação de livros que compõem esta coleção.
Destaque nesta edição do aMOSTr para um espetáculo concebido partir da antologia “Direito de Resposta”, coordenada por Ricardo Marques e editada pela Flan de Tal, onde 25 autores nascidos depois do 25 de Abril respondem a 25 poemas do passado, com música de Filipe Raposo, desenhos de António Jorge Gonçalves e leituras de Carla Bolito e Teresa Coutinho.
João Pedro Azul, um dos responsáveis do aMOSTr, adiantou:
“Ao invocarmos o 25 de Abril estamos, também, a desempenhar um papel interventivo, no sentido de provocar o pensamento e a reação. Reunir 25 autores nascidos antes do 25 de Abril, alguns que nem sequer nasceram em Portugal, desperta também esse lado provocatória do pensamento”
No âmbito das exposições e patente no Teatro Municipal, haverá ainda “Livros Proibidos pela Ditadura”, numa parceria com a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, onde vão estar presentes os poetas Ernesto Sampaio e Alberto Pimenta.
Nos dias 3 e 4 de outubro, no Teatro Municipal, irá decorrer uma oficina editorial, coordenada por João Pedro Azul e Luís Nobre, aberta ao público em geral, onde se irá definir conjuntamente o próximo número da revista Flanzine.