Última Hora
Pub

PS quer que Governo dê prioridade à criação do porto seco na Guarda

Os deputados do PS sustentam que o porto seco na Guarda é "fundamental para atrair investimento, criar emprego e fixar população”

Deputados do Partido Socialista (PS) apresentaram um projeto de resolução para que o Governo dê prioridade ao desenvolvimento do primeiro porto seco do país, na Guarda, num investimento de 11 milhões de euros (ME). 

No projeto de resolução, os deputados recomendam ao Governo que “assuma o primeiro porto seco em Portugal, localizado na Guarda, como um investimento prioritário e concretize o investimento planeado e aprovado que estava em curso”.

O PS também quer que o Governo “assegure que a gestão é feita por equipa com capacidade de captação de investimento e posicionamento do porto seco da Guarda como polo de atração de empresas e ligação estratégica à Europa”.

A criação deste porto seco, “o primeiro do país, tem todas as condições para transformar o distrito num eixo fundamental do posicionamento na centralidade do interior da Península, criando uma âncora logística fundamental no interior do país”.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, o PS refere que o porto seco terá um “impacto relevante no produto interno bruto nacional” e motivará a economia local, porque “passa a oferecer claras vantagens para os operadores” económicos.

A gestão do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda é, desde 2022, da competência da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), responsável também pelo investimento de 11 ME no porto seco.

O projeto de resolução, assinado pelos deputados Ana Mendes Godinho, Hugo Costa, Nuno Fazenda, Patrícia Caixinha e Isabel Ferreira, recorda que o porto seco da Guarda foi criado e reconhecido em 2022.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right