Última Hora
Pub

Jovens de Aguiar da Beira vencem concurso de ideias de negócio da CIM Viseu Dão Lafões

Os alunos Tomás Pires e Gabriel Gazua, do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, foram os grandes vencedores do concurso de ideias empreendedoras Wanted, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões.
A dupla conquistou o júri com o projeto "Bandoor", uma aplicação inovadora que pretende aproximar músicos, bandas e comissões de festas, facilitando a procura e contratação de artistas para eventos.
O Município de Aguiar da Beira felicitou os vencedores "pela criatividade, espírito empreendedor e capacidade de transformar uma ideia em solução para uma necessidade real".
Deixou igualmente "uma palavra de reconhecimento às alunas Lara e Maria João, que representaram o agrupamento neste concurso com o projeto Marvelha, demonstrando igualmente empenho, inovação e iniciativa.
"Parabéns a todos os participantes por elevarem o nome de Aguiar da Beira e por mostrarem que o talento e a criatividade dos nossos jovens têm um futuro promissor", concluiu a autarquia.
A final intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio da 14.ª edição do Projeto Wanted - Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões teve lugar ontem à tarde, no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.
A iniciativa reuniu os autores das 12 melhores ideias de negócio, selecionadas entre as 45 candidaturas apresentadas por 110 alunos de 16 escolas da região, refletindo o forte envolvimento da comunidade escolar nesta iniciativa de promoção do empreendedorismo.

A edição deste ano, a 14.ª do concurso, ficou marcada por um novo formato. Durante a manhã, os participantes apresentaram os seus protótipos numa exposição que permitiu ao júri e aos restantes participantes conhecer de perto as soluções desenvolvidas. Durante a tarde, os alunos defenderam as suas ideias perante o júri, demonstrando competências de inovação, empreendedorismo e comunicação.

A final envolveu 31 alunos provenientes das escolas de Viseu Dão Lafões.

Após a avaliação dos projetos, o júri distinguiu as seguintes ideias:

1.º Lugar: Projeto “Bandoor”, da Escola Secundária Padre José Augusto da Fonseca, no município de Aguiar da Beira, desenvolvido pelos alunos Gabriel Gazua e Tomás Pires, sob a orientação da professora Clara Inácio.

2.º Lugar: Projeto “TrySafe”, da Escola Profissional de Tondela, no município de Tondela, desenvolvido pelos alunos Rodrigo Santos e Francisco Dias, sob a orientação do professor Luís Dias.

3.º Lugar:  Projeto “Help Graph”, da Escola Secundária de Nelas, no município de Nelas, desenvolvido pelos alunos Rafael Fernandes, Paulo Ferraz e Rafael Soares, sob a orientação do professor Carlos Amaral.

A equipa vencedora foi premiada com uma missão de empreendedorismo de 4 dias, a Dublin, enquanto o segundo classificado participará numa missão de 3 dias a Barcelona. Já o terceiro classificado embarcará numa missão de 2 dias a Madrid.

O júri foi constituído por representantes dos meios académico e empresarial, nomeadamente Paulo Sousa (AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu), Luísa Augusto (IPV – Instituto Politécnico de Viseu), Luís Gonçalves (empresa Próxima Idade) e Sofia Melhorado (empresa A Bolota). Em conjunto, os jurados avaliaram critérios como a inovação da ideia, a viabilidade e potencial de mercado do projeto, a qualidade da apresentação e a capacidade empreendedora das equipas.

Junho 3, 2026 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right