
Centro Interpretativo Mulher Duriense recebe as primeiras Jornadas das Mulheres Rurais
Desde março, trinta mulheres de vários territórios rurais do país trabalham em conjunto para encontrar respostas aos problemas que têm em comum. Na sexta-feira, 16 de outubro, vão apresentar essas propostas em público, perante especialistas, instituições e decisores políticos, nas 1.ªs Jornadas das Mulheres Rurais. O encontro decorre no Centro Interpretativo Mulher Duriense, em Armamar.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Rural Move, a ARMA-SCi e o Município de Armamar. Marca o fecho do projeto Mulheres Rurais em Rede e quer abrir caminho a novas ações, projetos e colaborações que deem mais voz e mais força às mulheres que vivem e trabalham no interior.
“As mulheres rurais não precisam que falem por elas. Precisam de ser ouvidas por quem decide. Estas Jornadas são o momento em que as propostas saem das aldeias e chegam à mesa das decisões” afirma Freya van Dien, Gestora de Projectos da Rural Move.
O programa conta com dois painéis de debate, duas oficinas criativas e, ao longo do dia, o Centro Interpretativo Mulher Duriense acolherá também apresentações e bancas de projectos e entidades de todo o país ligados às mulheres rurais: INteriorizate (Nelas), Escola Superior Agrária Viseu, InovTerra (Trancoso), Quinta do Luar (Armamar), Guardiãs da Natureza, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Armamar), ARMA-SCi (Armamar), Rural Impact Hub (Miranda do Douro), As Pastoras Felizes (Serra do Açor), MARP (Coimbra), DOURIIS (Vila Real), A d’Arcada (Sernancelhe).







