
Nazaré enfrenta nova interdição a banhos após análise à qualidade da água
A praia da Nazaré, no distrito de Leiria, foi novamente interditada a banhos esta sexta-feira como medida preventiva, na sequência da deteção de elevados valores microbiológicos nas análises à qualidade da água balnear realizadas a 18 de agosto, informou a Câmara Municipal.
As autoridades de saúde determinaram a interdição temporária devido a valores que não coincidem com o histórico recente das análises regulares efetuadas pelo município.
A autarquia revelou, através da sua página oficial no Facebook, que foi realizada uma nova colheita para contra-análise na quinta-feira, cujos resultados deveriam ser conhecidos ao final da manhã de hoje e serão avaliados pelas autoridades competentes.
Segundo a Câmara Municipal, até ao momento não foram identificados quaisquer sinais visíveis de poluição no mar, mas, por precaução e seguindo o protocolo, decidiu retirar a Bandeira Azul e cumprir a interdição, que se manterá até que os novos resultados sejam conhecidos e avaliados.
A Câmara apelou a todos os residentes e visitantes para respeitarem a interdição e a sinalização existente na praia.
Contactada pela agência Lusa, a Câmara Municipal ainda não forneceu esclarecimentos adicionais sobre as causas dos valores microbiológicos elevados registados nas análises.
No verão de 2025, a praia da Nazaré esteve por três vezes interditada a banhos devido a descargas poluentes causadas por uma obstrução na conduta de saneamento junto à Praça Manuel Arriaga, que provocou escorrências de efluentes contaminantes durante a época balnear.
Nesse período, 116 pessoas receberam assistência nos serviços de saúde com sintomas relacionados com a contaminação da água.
Em março deste ano, os Serviços Municipalizados da Nazaré procederam à substituição das condutas de saneamento na zona norte da vila para evitar a repetição das descargas que tinham causado as interdições anteriores.







