
Falta estacionamento no centro histórico
O presidente da Câmara de Viseu, João Azevedo, admite que o facto de haver cada vez mais pessoas a residir no centro histórico está a criar problemas, nomeadamente, ao nível do estacionamento, sublinhando que a autarquia está a fazer os possíveis para obrigar o concessionário a cumprir o que está no contrato, nomeadamente, a construção de dois parques de estacionamento, na zona da Sé.
“Estamos a fazer o parque junto à Sé, ao lado do funicular, e estamos a resolver a questão do segundo parque”, explicou o autarca aos jornalistas, no final da reunião do executivo, durante a qual ouviu, através de Paulo Quintão, as dificuldades que os moradores da parte mais antiga da cidade têm para conseguir um lugar para estacionar.
O empresário relatou que está há cinco anos à espera de uma avença no Parque de Estacionamento de Santa Cristina e que também há problemas na distribuição de dísticos aos moradores e comerciantes do centro histórico.
Em resposta, o presidente da autarquia viseense prometeu que irá solicitar, por escrito, esclarecimentos ao concessionário do estacionamento, garantindo que a concessão terá de ser cumprida.
De acordo com dados do município, a concessão teve início em julho de 2020. No que diz respeito à zona de estacionamento de duração limitada na via pública e aos parques do Mercado 21 de agosto e do Hospital Velho, a concessão é válida até 2042, enquanto que a concessão dos novos parques do funicular, da avenida Capitão Silva Pereira, do logradouro da rua Silva Gaio e o parque de Santa Cristina estão concessionados até 2050.








