
ETA de Fagilde precisa de investimento de 40 milhões de euros
Um levantamento feito pelos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Viseu identificou a necessidade de investir cerca de 40 milhões de euros na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Fagilde. O valor foi adiantado esta manhã, pelo presidente da autarquia viseense, João Azevedo, durante a reunião do executivo.
Questionado pelo vereador do PSD João Paulo Gouveia sobre o processo de adesão à Águas do Douro e Paiva, que se encontra-se suspenso devido a uma providência cautelar interposta pela Câmara de Mangualde, que contesta a decisão anterior de integrar a Barragem de Fagilde nessa rede sem a articulação de todos os municípios, o edil explicou que ainda não há novidades sobre essa questão, da qual depende o fornecimento de água ‘em alta’.
No entanto, João Azevedo voltou a mostrar-se preocupado com o estado em que se encontra a ETA de Fagilde, lembrando que um equipamento essencial como aquele, do qual dependem vários concelhos para fornecerem água às populações e à indústria, não deveria ter chegado ao estado de degradação em que se encontra.
No início do ano, o autarca já tinha alertado para a necessidade de fazer um grande investimento, hoje, depois de adquiridos alguns equipamentos que garantem o funcionamento da ETA, a situação não é tão complicada, mas continua a a ser preocupante. “A ETA está no limite da sua produção, com uma média de 1.410 metros cúbicos por hora, enquanto que o consumo subiu 18% nos últimos dois meses. Precisa de ser requalificada e ampliada e não deveria ter chegado a este ponto. As obras são urgentes há anos”, sublinhou.
Questionado sobre o risco de haver uma falha no fornecimento, garantiu que “já foi feito o investimento” para evitar esse problema.
O vereador do PSD João Paulo Gouveia lembrou que a adesão à Águas do Douro e Paiva garantia o investimento necessário para modernizar a ETA de Fagilde.








