Última Hora
Pub

Docentes do IPV lançam aplicação para promover literacia financeira

“Finanças Quiz” foi criado para jovens, conta com oito níveis de dificuldade e é gratuito, estando atualmente apenas disponível para dispositivos Android

Um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) lançou, com a colaboração de um diplomado pela mesma escola, a primeira versão de uma aplicação, sob a forma de jogo, cujo objetivo principal é contribuir para o aumento da literacia financeira de jovens que frequentam o ensino básico e secundário, numa altura em que a promoção da literacia financeira ganha importância no âmbito do ensino obrigatório.
A aplicação, designada ‘Finanças Quiz’, conta com oito níveis de dificuldade, é gratuita, estando atualmente apenas disponível para dispositivos Android, podendo ser descarregada a partir da loja oficial (Play Store).
Em comunicado, o IPV adianta que, os docentes envolvidos, Carlos Quental, Paula Sarabando, Rogério Matias e Tiago Miguel, bem como o desenvolvedor Júlio Rocha, licenciado e mestre em Engenharia Informática pela ESTGV, atualmente a concluir o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, “entendem esta versão como suscetível de melhorias várias, nomeadamente em função da clarificação dos conteúdos e abordagens que vierem a ser adotados no ensino obrigatório relativamente à literacia financeira”. No entanto, “incentivam desde já os utilizadores, por exemplo, alunos e docentes do ensino secundário, a enviar contributos e sugestões no sentido de tornar a aplicação tão útil quanto possível”.

Setembro 22, 2025 . 17:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right