Última Hora
Pub

Sampedrense Beatriz Pinto conquista três primeiros lugares e torna-se atleta profissional

Natural de Vila Maior, concelho de São Pedro do Sul, a jovem de 24 anos brilhou na prova de culturismo em Faro ao conquistar três primeiros lugares e alcançar o cobiçado Pro Card, tornando-se atleta profissional de culturismo logo na sua estreia em competições.

A jovem sampedrense Beatriz Pinto alcançou um feito notável no mundo do culturismo ao vencer, na sua primeira competição, três categorias da World Natural Bodybuilding Federation (WNBF), que decorreu este ano em Faro. A atleta, natural de Vila Maior, São Pedro do Sul, arrecadou o 1.º lugar em Bikini Novice e Bikini Open, o que lhe permitiu disputar o Overall da categoria. A vitória nessa etapa consagrou-a, assim, com o Pro Card, título que a oficializa como atleta profissional.

“É um sentimento inexplicável, ainda hoje parece um sonho”, confessou Beatriz Pinto em declarações ao Diário de Viseu. “Sempre perspetivei um dia ganhar o Pro Card, mas sabia que poderia demorar muito tempo. Conseguir alcançá-lo logo na primeira competição é uma realização enorme”.

A paixão pelo culturismo nasceu em família. O irmão, Paulo Monteiro, personal trainer e diretor técnico do ginásio Fitness Lafões Club, nas Termas de São Pedro do Sul, foi quem a incentivou a experimentar. “Quando o vi competir no ano passado, começaram a surgir os primeiros sentimentos em relação ao culturismo. No início deste ano aceitei o desafio e nunca mais quis voltar atrás”, recorda.

O apoio da família e dos amigos foi determinante. “Sou uma privilegiada por os ter ao meu lado. O esforço foi meu, mas as diretrizes vieram do meu irmão, que foi também o meu preparador. Transmitiu-me tranquilidade e zero pressão, o que me fez viver todo o processo com leveza e paixão.”

Ao contrário do que muitos imaginam, Beatriz descreve a preparação como “muito feliz”. “Mesmo que não tivesse conquistado nenhum prémio, já sentia que tinha ganho imensa coisa a nível pessoal. Foi um crescimento enorme”, assume.

Agora, com o estatuto de atleta profissional, a sampedrense garante que há “novidades muito boas a caminho” e que irá voltar a subir ao palco em breve.

Enfermeira de profissão, Beatriz Pinto não esquece a importância de transmitir uma mensagem de saúde e bem-estar através do desporto: “Se puder incentivar as pessoas a integrarem a atividade física no dia-a-dia, é isso que vou fazer, porque sei o quão ligados estão o desporto e a saúde.”

Setembro 10, 2025 . 15:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right