Última Hora
Inova26 Bannertopo Ate 3105
Pub

Fogos em Sátão e Cinfães preocupam na região

Incêndio de Trancoso chegou ontem ao concelho de Aguiar da Beira

Em Ferreira de Aves, no concelho de Sátão, eclodiu ontem um fogo que chegou a ser combatido por 250 operacionais, apoiados por oito dezenas de viaturas e quatro meios aéreos, e rapidamente chegou ao concelho vizinho de Aguiar da Beira, município também ameaçado pelas chamas do incêndio de Trancoso, que está a destruir desde sábado milhares de hectares de terreno.

No concelho de Viseu, um fogo em Vila Chã de Sá mobilizou, a partir das 14h30, mais de uma centena de operacionais, apoiados por quase 30 viaturas e quatro meios aéreos. O incêndio haveria de ser dominado por volta das 23 horas desta quarta-feira.

Destaque ainda para Moimenta da Beira, onde o incêndio que lavra desde sexta-feira entrou ontem em conclusão, com o comandante dos bombeiros a admitir que evitar reacendimentos será a principal preocupação.

A aldeia de Queiriz, no concelho de Fornos de Algodres, viveu momentos complicados durante o dia de ontem devido ao incêndio rural que lavra desde sábado no concelho vizinho de Trancoso. O fogo teve início em Freches e já terá consumido cerca de 12 mil hectares e afetado 11 das 21 freguesias daquele município do distrito da Guarda.

O incêndio florestal que eclodiu na serra do Açor, no município de Arganil, no distrito de Coimbra, estendeu-se aos concelhos vizinhos de Oliveira do Hospital e de Seia (Guarda).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, disse que as chamas tinham entrado durante a tarde no sul do território concelhio, perto da localidade de Gramaça. Do outro lado da encosta da freguesia do Piódão, em direção a nordeste, a frente que ameaçou durante a manhã a povoação de Chãs de Égua passou para o concelho vizinho de Seia, já no distrito da Guarda, para o território da União de Freguesias de Vide e Cabeça.

No município de Arganil, além de Chãs de Égua e Foz de Égua (freguesia do Piódão), as chamas rondaram as localidades de Porto Silvado, Sobral Magro e Vale do Torno, entre outras, já na freguesia de Pomares, no mesmo concelho.

Trânsito cortado na EN323 e EN330
O trânsito esteve cortado na Estrada Nacional (EN) 323, entre Távora e Granjinha, no distrito de Viseu, e na EN330, entre Penaverde e Maceira, na Guarda, devido aos fogos. Em comunicado, a GNR referiu que o trânsito estava cortado em ambos os sentidos, nos dois casos.

Távora pertence ao concelho de Sernancelhe e Granjinha ao município de Tabuaço, no distrito de Viseu, enquanto Penaverde é uma freguesia do concelho de Aguiar da Beira e Maceira fica no município de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda.

Na nota, a GNR salientava que a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como “uma das prioridades” da força de segurança militar, sustentada “numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais”.

A GNR relembrava ainda que as queimas e queimadas de amontoados e de fogueiras são das principais causas de incêndios em Portugal e que estas estão interditadas “sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.

Agosto 14, 2025 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right