
Saboreie Aguiar da Beira e encontre-se nas suas paisagens
É com os principais produtos endógenos que o Município de Aguiar da Beira se vai apresentar na BTL. Ao Diário de Viseu, o presidente da câmara municipal, Virgílio Cunha, reconheceu que, sendo a BTL a maior montra de turismo em Portugal, “faz todo o sentido promover o melhor que existe e se faz no concelho”.
“O nosso interesse na BTL é dar a conhecer os nossos produtos endógenos, a nossa gastronomia, o nosso território e as nossas gentes para cada vez mais turistas venham visitar Aguiar da Beira e possam consumir cá os nossos produtos”, afirmou Virgílio Cunha, adiantando que “nesta edição o município vai ter uma aposta mais forte no turismo, uma vez que se trata de uma grande montra turística virada para o país e o mundo”.
Assim, a presença de Aguiar da Beira vai assentar em dois pontos fundamentais. “Em primeiro lugar, os nossos produtos endógenos como o queijo Serra da Estrela, o bolo de azeite e os enchidos. Em segundo, vamos no que ao turismo diz respeito, a nossa apresentação assentar em três pilares essenciais como sendo a gastronomia com os referidos produtos endógenos, o nosso património cultural e arquitetónico e, como não podia deixar de ser, a Orientação, uma vez que nos candidatámos à organização de um grande evento nesta modalidade e que iremos fazer a apresentação na BTL”, afirmou o autarca.
Trata-se do Campeonato da Europa de Orientação no escalão de Seniores em 2028 que vai incluir também a última ronda da Taça do Mundo de Orientação.
Considerando que a presença na BTL, em conjunto com todos os municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões continua a ser o modelo certo para a promoção do território, Virgílio Cunha reconhece que “esta é para os municípios uma grande oportunidade de, por um lado, e a título individual, apresentar aquilo que de melhor temos”.
“Mas depois, numa lógica regional, apresentarmos aquilo que a região tem para oferecer porque temos muitos produtos que são comuns a vários concelhos”, reforçou, apontando “o trabalho em rede, de aproveitamento de sinergias que permite a promoção do território como um todo”. Um trabalho onde, como gosta de sublinhar, “o resultado final é superior a soma das partes”.
Por tudo isto, o autarca reconhece que “a presença na BTL é uma grande oportunidade para o território se afirmar”, quando se trata do maior evento do país a nível do turismo.