
CIM Beiras e Serra da Estrela quer estudar mobilidade da região
A Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) anunciou ontem o lançamento do inquérito à mobilidade, um estudo essencial para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da região. O inquérito fica amanhã disponível e vai decorrer durante três semanas.
O objetivo é recolher informações sobre os padrões de deslocação da população, permitindo identificar desafios e necessidades na mobilidade da região. Os dados recolhidos vão servir de base para o planeamento de estratégias que possam melhorar a acessibilidade, os transportes públicos, as infraestruturas para peões e ciclistas, e a sustentabilidade da mobilidade na CIMRBSE.
A participação no inquérito é voluntária, anónima e acessível a todos os cidadãos que vivem, trabalham ou se deslocam na região. “O contributo de cada participante é fundamental para a definição de estratégias e medidas que melhorem a rede de transportes, a circulação automóvel, as infraestruturas pedonais e cicláveis e a sustentabilidade ambiental da mobilidade”, destaca a CIMRBSE, em nota de imprensa, frisando que “a recolha de opiniões é fundamental para a implementação de soluções eficazes e ajustadas à realidade local”.
O inquérito está disponível online e será partilhado nas redes sociais da CIM Beiras e Serra da Estrela.