
Acordo de “última hora” evita que autocarros parem no concelho de Viseu
Um dia antes do fim da prestação do serviço de transporte urbano de passageiros anunciado pela empresa Berrelhas, a Câmara Municipal de Viseu assegurou que os autocarros não vão parar e que o Serviço Público de Transportes de Passageiros de Viseu “tem a sua continuidade garantida”.
Em comunicado, a autarquia explicou, na passada sexta-feira, que a decisão “resulta do acerto entre as partes, de desenvolver o modelo validado pela Autoridade de Mobilidade e Transportes, do Acordo Revogatório da Concessão e da contratação de um ajuste direto por critério material que garanta a continuidade do referido serviço”.
No mesmo comunicado, a autarquia destacava “o sentido de responsabilidade que as partes demonstraram nesta situação, ao contrário do que outros fomentaram e promoveram ao longo da semana”.
Recorde-se que no início da semana passada, o operador tinha anunciado que ia deixar de prestar o serviço a partir do dia 1 de março e que tinha tomado a decisão porque “o contrato de concessão atualmente em execução é altamente deficitário”, explicando que tem de suportar “mensalmente, e tendo por referência o ano de 2024, o prejuízo médio de 146 mil euros”.