Última Hora
Pub

OIM alarmada com valas comuns na Líbia pede mais proteção para migrantes

Na semana passada foram descobertos 19 corpos em Jakharrah

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) manifestou-se hoje alarmada com as valas comuns recentemente descobertas no deserto da Líbia, possivelmente de migrantes em direção ao Mediterrâneo, e pediu colaboração entre os países para criar rotas seguras.

Apelamos aos governos para que reforcem a cooperação regional para salvaguardar e proteger os migrantes, independentemente do seu estatuto, em todas as fases das suas viagens”, afirmou a organização num comunicado.

Na semana passada, foram descobertos 19 corpos em Jakharrah, 400 quilómetros a sul de Benghazi, e outros 30 numa vala comum no deserto de Kufra, no sudeste do país, onde poderão ainda ser encontrados mais corpos.

As descobertas fizeram parte de rusgas policiais contra a migração irregular, durante as quais centenas de migrantes foram resgatados de redes de contrabando.

Demasiados migrantes nestas rotas são vítimas de exploração, violência e abusos graves”, afirmou Nicoletta Giordano, chefe da missão da OIM na Líbia.

De acordo com a OIM, a Líbia acolhe cerca de 720.000 migrantes de 44 países, principalmente de África e um grande número do Sudão, que fogem do conflito armado através de Kufra, a zona fronteiriça entre os dois países.

 

Fevereiro 10, 2025 . 16:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right